MULHERES GUERREIRAS SÃO HOMENAGEADAS NA 102ª FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DE ITAQUITINGA-PE

Por: Lamartine Albuquerque.

Anunciada em novembro do ano passado pelo Pe. Marcos Lucena, a chamada "Homenagem de gratidão" será feita a mulheres que trabalham pela paróquia de São Sebastião de Itaquitinga. As primeiras homenageadas serão Valderaci Gomes (catequista), Eulina Pereira Borba (zeladora do Apostolado da Oração), Severina Carneiro (coordenadora do Coral de São Sebastião), Ednalva César (coordenadora dos MECE´s) e Ana Maria Vidal (coordenadora do movimento da Mãe Rainha).

Eulina Pereira Borba está no Apostolado da Oração há mais de cinquenta anos. E de dedicação à Igreja já são mais de oitenta. Foi coordenadora do movimento e realizou grandes trabalhos de evangelização na então Capela de São Sebastião no final do século passado em Itaquitinga, dentre eles, atuar como zeladora no apostolado, orientando novos jovens na participação ativa no movimento. 

Há doze anos recebeu o título de grande benfeitora e afirmou continuar sua missão com fé na Matriz de São Sebastião para honra e glória de Jesus Cristo.


Valderaci Gomes Barbosa iniciou sua vida religiosa há 50 anos, mas sua dedicação à evangelização em Itaquitinga, catequizando crianças e preparando-as para o sacramento da Eucaristia, teve início no final dos anos 1970. 

Foi uma das fundadoras do grupo JEP (Juntos Edificaremos a Paz), onde trabalhou na inserção de jovens na então capela de São Sebastião, através de maratonas bíblicas, semanas da juventude e espiritualidade, além de peças teatrais, como a Paixão de Cristo nos anos 1980. Década onde também fundou o grupo CCI (Crianças Católicas de Itaquitinga), com o objetivo de também inserir crianças na vida religiosa. “Eu tinha uma equipe ousada e atuante para trabalhar”, afirmou Valderaci, que atualmente continua catequizando de uma forma mais ampla. Dirige o grupo local das catequistas e integra o MECE's onde também catequiza nos lares, ouvindo os idosos. 

Em entrevista ao Blog da Festa, Valda, como é conhecida por todos, disse que trabalhar com a catequese é uma grande dádiva para vida de qualquer cristão que tem o sonho de construir um mundo novo, e que enfrenta desafios para catequizar, tendo em vista o ritmo acelerado da atual tecnologia. Valda disse ainda que continua seu trabalho incansavelmente com as catequistas de Itaquitinga com o objetivo de levar a Palavra de Deus às crianças e jovens, para que eles possam ter gestos de fé e vida em Jesus Cristo: "Nós tentamos apresentar Jesus às crianças assim como ele foi apresentado aos discípulos de Emaús".


Ainda mocinha, como ela mesma fala, Severina Carneiro iniciou sua contribuição na Igreja em Itaquitinga nos anos 1950.
Participa das Obras das Vocações Sacerdotais e da tesouraria do dízimo na paróquia. 

Utilizar o dom da música é a missão de Bibiu Carneiro, como é chamada por todos, até os dias atuais. Com sua voz poderosa,  coordena o principal coral da paróquia, o Coral de São Sebastião.



Atualmente coordenando os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística - MECE´s, Ednalva César da Silva trabalha evangelizando na Paróquia de São Sebastião há mais de sessenta anos. 

Foi integrante de corais e coordenadora de outros movimentos da Igreja, como a Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos). Nos anos 1970 e 1980 catequizou crianças e iniciou a vida religiosa dedicando-se ao Apostolado da Oração. “Como católica praticante sinto-me bem e realizada, e não meço distância para trabalhar pela Igreja. O que eu puder fazer, farei”, disse Ednalva César, em entrevista ao Blog da Festa.

Ana Maria Vidal está há 40 anos dedicando-se à Igreja em Itaquitinga. Nos anos 1970 catequizou crianças e coordenou atividades de evangelização no Bairro da Chã do Fogo, onde continua atuando na organização das festas do padroeiro local, São Francisco de Assis. 

Em 1998 tornou-se integrante dos MECE´s e, nesse mesmo período, já coordenava o Movimento da Mãe Rainha. No ano 2000 passou a coordenar as atividades de evangelização na Capela de São José, no Bairro da Chã de Areias. 

É presidente da Conferência de Santa Rita de Cássia e do Apostolado de São José, zeladora do Apostolado da Oração e da OVS. “No início tive dificuldades, mas com muita confiança vou com responsabilidade onde Jesus passar. Tenho uma equipe que me auxilia bastante.  Sinto-me mais realizada hoje devido à experiência adquirida ao longo dos anos”, afirmou Ana Maria Vidal em entrevista ao Blog da Festa.



Um comentário:

Sakura disse...

Adorei a matéria, estava faltando essa homenagem, so achei que faltou homenagear mais mulheres, na minha opinião desde de quando comecei a frequentar a igreja, que por sinal agora estou indo raramente, a Professora Rosimery sempre esteve presente e evangelizando para os corações humanos, da proxima vez não esqueça, bjs e parabéns pelo belo trabalho.