FÉ HUMILDE: PADRE SEVERINO CORREA CELEBRA A MISSA SOLENE DE SÃO SEBASTIÃO

Matéria e fotos: Lamartine Albuquerque.




Presidida pelo Padre Severino Correa, a Missa Solene do padroeiro São Sebastião aconteceu às 10:15h da manhã do domingo, 23/01. O Padre Marcos Lucena, pároco de Itaquitinga, acolheu o celebrante junto à comunidade com aplausos. Também presente na missa estava o grande amigo do pároco, o Padre Israel Silvestre, que celebrou a última noite do novenário na sexta-feira, 22/01.
O Padre Marcos saudou os juízes da festa, os visitantes de várias partes do estado que foram prestigiar a 101ª Festa de São Sebastião, e os devotos itaquitinguenses.

O texto do Evangelho deste domingo foi proclamado pelo Padre Israel Silvestre e a homilia, pelo presidente da celebração, o Padre Severino Correa, que falou da alegria de poder participar do novenário da tradicional festa de Itaquitinga. Padre Severino citou o quadro agravante de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, cidade atingida pelas chuvas no início do ano e na qual é pároco. O filho ilustre de Condado-PE também falou da fraternidade existente em Friburgo, que se tornou uma lição para aquele povo. Com isso, o padre fez menção ao evangelho, dizendo que a luz que guiou os pastores para adorarem Jesus é a mesma que ilumina cada católico, e que a Igreja precisa de caminhantes, de pessoas que sejam luzes para iluminar a vida do irmão. “O que marca a vida do ser humano é a solidariedade humana, a presença do outro em nossa vida”, disse o celebrante, lembrando um momento de dificuldade que passara e no qual teve o apoio dos amigos padres, Israel Silvestre e Marcos Lucena.
Sobre a Galiléia do Evangelho, o Padre Severino Correia disse ainda que a Galiléia das Nações são as atuais cidades onde vivemos com tantos problemas e tantas dificuldades, onde todos são convidados à conversão: “Deixemos ecoar dentro de nós o exemplo de Sebastião, que ficou encantado por Jesus. A festa (de São Sebastião) é um momento de encontro, e principalmente, de testemunho e diálogo nas famílias”.
O celebrante encerrou a homilia pedindo aplausos à Igreja de Jesus Cristo e rezou a Deus para que o povo aprenda com São Sebastião a viver firme na luta diária na qual todos enfrentam.

Na Oração Eucarística, o Padre Marcos orientou os devotos a responderem cantando: “Pela fé venceram os santos. Ó Senhor aumentai minha fé!”
No final da celebração, o pároco agradeceu a presença dos visitantes de Camaragibe, Olinda, Recife de algumas cidades do Agreste, Zona  da Mata e Sertão, dos padres presentes e a todos os responsáveis pela organização do novenário e eventos religiosos que aconteceram durante a festa.
O Maestro do Coral de São Sebastião, Crispim, foi ao púlpito para prestar uma homenagem ao coral, que completa 11 anos cantando a fé, e homenageou o pároco, agradecendo pelo apoio.
Após a celebração, o Padre Marcos Lucena ainda celebrou o batismo de dezenas de crianças na Matriz de São Sebastião.




MELHORES MOMENTOS DA
MISSA SOLENE DAS 10h DA MANHÃ:










































"São Sebastião lutou no exército
de Deus também. E não bastou."


Pe. Joãozinho, scj.







Nenhum comentário: