MISSA E PROCISSÃO COM A IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO ENCERRAM OS FESTEJOS DOS 101 ANOS DO PADROEIRO DE ITAQUITINGA, EMOCIONANDO OS DEVOTOS

Matéria: Lamartine Albuquerque.
Fotos: Lamartine Albuquerque e Maria do Carmo Neves.





A missa campal teve início pouco mais das 16:30h e foi celebrada pelo Padre José Carlos, Vigário Paroquial de Surubim-PE. O Padre Marcos Lucena acolheu os visitantes de várias partes do estado e autoridades presentes naquela celebração.

Eram quase 18 horas, quando a procissão com a imagem do padroeiro teve início. Os devotos ficaram emocionados no momento em que o andor era retirado da Igreja Matriz. Na rua, uma multidão expressava sua fé em Deus, com canções, orações e reflexões sobre a vida do soldado convertido. A procissão seguiu pelas principais ruas da cidade, numa caminhada de fé e emoção, com direito a muitas fotos feitas por aqueles que assistiam das calçadas das casas.

Emoção para os visitantes, como Rita Iolina (foto), da cidade de Abreu e Lima-PE, que começou a participar da tradicional festa de São Sebastião em Itaquitinga com os tios, atualmente falecidos. A missionária do Coração Imaculado e do Apostolado do Coração de Jesus falou ao repórter do Jornal O Rosário e do Blog da Festa que atualmente vem à tradicional festa expressar sua fé acompanhada da filha: “Vim de longe participar dessa maravilha que é a festa de São Sebastião de Itaquitinga e, se Deus permitir, estarei novamente aqui em 2012".

Quando chegava à principal avenida da cidade, os fiéis foram surpreendidos pela chuva. A água que caia do céu poderia ser interpretada como um “estorvo” naquele momento, mas, para os devotos foi chuva de bênçãos. Eles continuaram a procissão cantando e rezando.

A chegada do andor com a imagem do padroeiro também foi emocionante para os caminhantes. Aplausos, canções e celulares e máquinas fotográficas ligadas para mais fotos daquele momento.

A homilia da Santa Missa aconteceu em seguida. O Padre José Carlos, presidente daquela celebração, falou ao povo sobre a perseverança de São Sebastião na luta pela conversão e anúncio da Palavra de Deus. Pediu aos católicos que orassem para que tivessem a luz de Jesus Cristo presente em sua caminhada constantemente: “Famílias orantes, são perseverantes. Portanto, meus irmãos, sejamos imitadores do exemplo de Sebastião, que foi perseverante”.

Em seguida aconteceu a adoração ao Santíssimo Sacramento. Um grande momento de oração com canções de cura e libertação. Os padres Marcos Lucena e José Carlos oraram pela cura dos doentes que se encontram enfermos nos hospitais, mas também pela cura espiritual dos jovens desiludidos com a vida.  A passagem do Santíssimo Sacramento no meio do povo (foto) emocionou a todos. Uma vez mais os celulares e máquinas fotográficas registraram tudo. A bênção aconteceu em seguida.

Um breve silêncio e o Padre Marcos Lucena, o pároco, iniciou os agradecimentos a todos os devotos do padroeiro que organizaram o novenário. Agradeceu também a presença dos visitantes que prestigiaram a festa, e fez a entrega da bandeira do padroeiro aos novos juízes, os adolescentes César Neto, Lucas e Bruno.

A entrada do andor com a imagem de São Sebastião aconteceu com o hino do padroeiro, cantado pelo Ministério Raízes do Senhor, e aplausos da multidão, que aos poucos foi entrando na Igreja Matriz para fazerem fotos e levarem uma lembrança daquele momento: uma rosa do andor. A 101ª Festa de São Sebastião ficará gravada na memória de cada um.




Rozidete e Maurinete, de Recife-PE, com o primo
e repórter do Jornal O Rosário e do Blog da Festa.




MELHORES MOMENTOS DA MISSA CAMPAL
E DA PROCISSÃO COM A IMAGEM DO PADROEIRO
SÃO SEBASTIÃO:





























































"Campeão glorioso de Cristo, que na luta soubeste vencer
Teu exemplo, louvado e bem quisto nos ensina por Deus a sofrer
Sob a tua fecunda bandeira, os que tem fé robusta e amor
Lutarão sem temor, sem canseira, dando a Deus honra, glória e louvor."