MISSA SOLENE E PROCISSÃO COM A IMAGEM DO PADROEIRO

Por: Lamartine Albuquerque.
Fotos Missa Solene: Maria do Carmo Neves e Elaine de Fátima.
Fotos Procissão e Missa: Elaine de Fátima, Lamartine Albuquerque e Joaquim Lira Oficial.


A celebração da Missa Solene do padroeiro São Sebastião começou pontualmente no horário tradicional e foi presidida pelo Bispo da Diocese de Nazaré da Mata, Dom Francisco Lucena. O Pe. José Roberto Pimentel saudou os visitantes que todos os anos vêm de vários estados do Brasil participar da festa do padroeiro de Itaquitinga e falou da alegria em receber pela primeira vez na paróquia, o bispo diocesano.

Em sua homilia, Dom Francisco falou da importância dos devotos serem instrumentos de Deus na vida dos irmãos, imitando o exemplo de São Sebastião. A celebração contou com a presença de autoridades municipais e da região.

Missa Solene.

Missa Solene.

Missa Solene.

PROCISSÃO COM 
A IMAGEM DO PADROEIRO 

À tarde, os católicos foram recepcionados no pátio da Igreja Matriz para o início da procissão. A emoção tomou conta de todos na saída do andor, do interior da Igreja. A multidão aplaudia e fazia fotos da imagem do padroeiro. Durante o percurso da procissão, todos louvavam a Deus e cantavam as músicas em homenagem ao padroeiro. Orações e pregações aconteceram, emocionando quem estava nas calçadas.

Saída do andor com a imagem do padroeiro.
Foto: Joaquim Lira Oficial.
Um pequeno incidente aconteceu com o andor. O arco que estava atrás da imagem do padroeiro soltou e o andor ficou apenas com a imagem e as flores. Mas isso não diminuiu a fé dos católicos. “O andor continuou bonito, mesmo sem o arco”, disse Zoraya Pompéia, devota de São Sebastião.

Quem presidiu a missa após a procissão foi o Padre Artur Alexandre, pároco de Surubim-PE. O concelebrante foi o pároco de Itaquitinga, Pe. José Roberto Pimentel. Na homilia, o presidente da celebração falou da luz de Jesus no caminho dos cristãos e orou para que cessassem as guerras que destroem os valores nas famílias brasileiras.

O Pe. José Roberto Pimentel convidou ao palco os juízes da festa, do andor da bandeira, da imagem e dos altares, agradecendo-os pela participação na festa de São Sebastião. Em seguida convidou os juízes do ano de 2018, apresentando-os à comunidade.

Após a bênção, os devotos assistiram à queima de fogos e, em seguida, acompanharam a entrada do andor ao interior da Igreja Matriz.















ENTRADA DO ANDOR COM A IMAGEM DO PADROEIRO
NA IGREJA MATRIZ





PADRE EDUARDO CELEBROU A ÚLTIMA NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Por: Lamartine Albuquerque.

Na última noite do novenário da 107ª Festa de São Sebastião, os devotos receberam os "filhos ausentes". São os filhos da terra que não moram na cidade, mas todos os anos participam dos festejos do padroeiro de Itaquitinga.



O presidente da celebração foi o Pe. Eduardo, da cidade de Timbaúba-PE, que falou em sua homilia que todos os devotos de São Sebastião devem seguir a luz de Cristo e testemunhar essa luz no meio em que vivem. "O mundo que vivia nas trevas vive agora na luz e nós precisamos ser luz na vida do outro", disse o Pe. Eduardo.

Após a celebração aconteceu um bingo promovido pelo Pe. José Roberto Pimentel, pároco de Itaquitinga, patrocinado por comerciantes e amigos da paróquia.







São Sebastião, rogai por todos nós!





NOITE CULTURAL MOVIMENTA A 107ª FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Por: Lamartine Albuquerque.
Fotos: Paulinho Lima, Lamartine Albuquerque e Raylson Jonh.


A Noite Cultural é um evento que acontece desde 2016, na Festa de São Sebastião, em Itaquitinga. Criada pelo Pe. José Roberto Pimentel, a Noite Cultural tem o objetivo de mostrar o melhor da cultura popular local e reunir os devotos do padroeiro para festejarem a tradicional festa, todas as noites, após a celebração da novena. É uma quermesse moderna com barraca de comidas típicas da localidade e shows.

Em 2017 a Noite Cultural apresentou três shows. O primeiro aconteceu no domingo, 15/01, com a Orquestra Sinfônica de Feira Nova. Na quinta-feira, 19/01, Lamartine Albuquerque e Elizângela Barros subiram ao palco para cantarem músicas populares, que mexeram com o público. O Forró Triangulado fez uma festa diferente cantando o melhor do forró nordestino na sexta-feira, 20/01, e levando os casais a “balançarem o esqueleto”.

Orquestra Sinfônica de Feira Nova-PE.
Filhos da terra: Lamartine Albuquerque e Elizângela Barros na Noite
Cultural do dia 19/01/2017.

Forró Triangulado, de Goiana-PE.

NOVENÁRIO IGREJA, COMUNIDADE DO RESSUSCITADO

Por: Lamartine Albuquerque.


Durante todo o novenário da 107ª Festa de São Sebastião, de Itaquitinga-PE, os católicos devotos do padroeiro tiveram a oportunidade de refletirem sobre ser Igreja, comunidade do Ressuscitado.

Ouvir a Palavra de Deus diariamente foi uma oportunidade para estarem mais próximos dos irmãos, que todos os anos, vindos de outras localidades, participam da novena e agradecem a Deus e a intercessão do santo padroeiro, as graças recebidas.




Junto com o pároco, o Padre José Roberto Pimentel, os anfitriões da festa receberam os padres Ivo José, Edivaldo Brito, Sebastião Werner, Diego e Artur, que falaram em sua homilia, durante o novenário, sobre imitar o exemplo de São Sebastião, que deixou de perseguir os cristãos para se tornar cristão.

Na sexta-feira, 20/01, dia de São Sebastião, os devotos cantaram com mais fervor as canções em homenagem ao padroeiro, na celebração realizada pelo Padre José Roberto Pimentel, o pároco de Itaquitinga. 









São Sebastião, mártir
Padroeiro de Itaquitinga.



PADRE IVO JOSÉ CELEBROU A PRIMEIRA NOITE DO NOVENÁRIO DA 107ª FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Por: Lamartine Albuquerque.
Fotos: Elaine de Fátima.



A 107ª Festa de São Sebastião, padroeiro de Itaquitinga-PE, teve início ontem, dia 13/01.  A família do casal Vanilson Rodrigues e Tarciana Maria foi a juíza do andor da bandeira, que percorreu as principais ruas da cidade, na primeira noite do novenário. Em seguida aconteceram o hasteamento da bandeira de São Sebastião e a Celebração da Missa com os padres Edinilzo (Ivo) José e José Roberto Pimentel.

Altar principal da Igreja Matriz, os padres Edinilzo (Ivo) José e José
Roberto Pimentel, e a bandeira do padroeiro São Sebastião.

Participe conosco do novenário da 107ª Festa de São Sebastião, todas as noites, iniciando com a oração do terço e a missa na Igreja Matriz, a partir das 18h30.