2016: PROCISSÃO E MISSA DE ENCERRAMENTO DA 106ª FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Texto e fotos: Lamartine Albuquerque.


Todos os anos a festa de São Sebastião é uma expressão de fé e devoção dos católicos itaquitinguenses. Mas a cada ano, os devotos da localidade unem-se aos devotos visitantes em um momento nunca igual, mas, especial. 

Em 2016 não foi diferente. A saída do andor com a imagem do padroeiro foi emocionante para todos. Este ano foi um andor temático, simbolizando a misericórdia de Jesus Cristo que morreu para nos salvar, e o exemplo de São Sebastião que fora flechado por seguir os ensinamentos de Cristo. Por isso foi um andor com a imagem do padroeiro e uma cruz logo atrás.

A procissão seguiu pelas principais ruas de Itaquitinga com a multidão cantando hinos de louvor e gratidão, e ouvindo a catequese nos carros de som. A missa foi campal. O palco que acolheu as atrações culturais durante o novenário, acolheu também os devotos de São Sebastião para a missa. O pároco, Pe. José Roberto, recebeu o Pe. José Nivaldo, Vigário Paroquial da Catedral de Nazaré da Mata-PE e celebrante da missa de encerramento da festa. Outro convidado e proclamador do Evangelho deste domingo foi o Pe. André Carlos, que falou na homilia sobre a vida nova em Cristo através do exemplo de São Sebastião.

O Prefeito de Itaquitinga, Pablo Moraes (à direita), foi um dos
 condutores do andor do padroeiro, São Sebastião.

Após a celebração, os católicos acompanharam a queima de fogos e, em seguida, a entrada do andor do padroeiro, São Sebastião, na Igreja Matriz. Os visitantes e até mesmo os nativos fizeram questão de fotografarem o andor e fazerem uma foto com os familiares.

Mais um momento marcante na festa de São Sebastião ficará gravado na memória dos devotos do padroeiro, que prometeram voltar em 2017.

Melhores momentos da missa campal, após a procissão com a imagem
de São Sebastião.

Melhores momentos da missa campal, após a procissão com a imagem
de São Sebastião.

Melhores momentos da missa campal, após a procissão com a imagem
de São Sebastião.

Entrada do andor com a imagem de São Sebastião, na Igreja Matriz.






"Lealdade, civismo e nobreza abrigaste no teu coração 
Eras pomba perante a fraqueza ante o forte tu eras leão 
A pureza, a doçura, a bondade do teu peito não tinha rival 
Afrontavas a luta, a verdade, mas fugias da sombra do malclique aqui."



Nenhum comentário: