FESTA DE INTERIOR: Ô COISA ARRETADA DE BOM!




A noite do sábado, 19/01, foi cheia de atrações culturais e shows em Itaquitinga. Após a celebração da Santa Missa, o povo itaquitinguense e os visitantes da região e de outros estados do Brasil acompanharam as apresentações de Cavalo-marinho, Pastoril Profano, Ciranda, Sambada de Maracatu, Retreta com bandas musicais, o forró da Sala de Reboco – em homenagem a Luiz Gonzaga – e, é claro, os shows no palco principal. 


As bandas Capim com Mel e Forrozão Styllus trouxeram o melhor do forró das antigas, fazendo o público relembrar os amores e paixões dos anos 1990. A dupla sertaneja, Edu e Maraial, apresentou suas músicas de sucesso já conhecidas por todos. E encantaram o público num show com clima de paixões. 

No intervalo entre as atrações, os Dj´s Navarro e Paulinho Lima agitaram a multidão com muita música para ninguém botar defeito. 
Os itaquitinguenses estavam alegres em uma festa feita para todos os públicos e com segurança. Os funcionários da Secretaria de Saúde, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estavam de plantão para cuidar de quem se divertiu até às 6:00 horas da manhã, quando a Orquestra de Frevo saiu às ruas com a multidão. O sinal verde da alegria contagiou as principais ruas de Itaquitinga, anunciando que a festa ainda continuaria no dia do padroeiro São Sebastião.

No domingo, 20/01, as bandas Pagodão SA e Voadores do Forró abriram a noite de shows, mas, a atração mais aguardada foram As Coleguinhas, que apresentaram seus sucessos esbanjando o misto entre beleza, talento e clima de paixão. A população itaquitinguense e os visitantes acompanharam as atrações culturais, que, na última noite, se apresentaram com mais vigor, mostrando que a tradição estava de volta a Itaquitinga.









PROCISSÃO COM A IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO ARRASTA MULTIDÃO



Na tarde do domingo, 20/01, aconteceu a Santa Missa no pátio da Igreja Matriz de São Sebastião. Os devotos rezaram com o Padre André, da cidade de Surubim-PE, e com o pároco de Itaquitinga, Padre Marcos Lucena.

Já estava no início da noite quando a procissão com a imagem do padroeiro começou. Percorrendo as principais ruas da cidade, os devotos de São Sebastião cantaram, louvaram, rezaram e ouviram a catequese feita pelos integrantes da Equipe de Liturgia e Catequese da paróquia. As músicas do padroeiro também foram entoadas nas ruas.

De volta à Matriz, os devotos participaram do momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, que passava em meio à multidão. Cada um o tocava com fé, pedindo bênçãos, agradecendo as coisas boas que receberam nos últimos meses e oraram pela cidade. Um momento marcante para os católicos itaquitinguenses.

Mas, um dos momentos mais aguardados chegou logo. A entrada do andor com a imagem do padroeiro fez os católicos o seguirem entoando canções que falavam da conversão do soldado Sebastião. E foi no interior da Matriz que os devotos rezaram e fizeram fotos para guardar como recordação da 103ª festa do padroeiro São Sebastião.



VÍDEO CHEGADA DO ANDOR COM A IMAGEM
DO PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO


VÍDEO PASSAGEM DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
PARTE I


VÍDEO PASSAGEM DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
PARTE II


VÍDEO BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

ENTRADA DO ANDOR DO PADROEIRO
NA IGREJA MATRIZ


GALERIA MELHORES MOMENTOS DO
ENCERRAMENTO DA 103ª FESTA DE SÃO SEBASTIÃO


































"Glorioso Mártir, São Sebastião
Dai a teus devotos, firme proteção."

BISPO EMÉRITO CELEBRA MISSA SOLENE DE SÃO SEBASTIÃO EM ITAQUITINGA-PE



A missa solene de São Sebastião em 2013 foi celebrada pelo Bispo Emérito Dom Jorge Tobias de Freitas. Recebido com aplausos pelo povo itaquitinguense, Dom Jorge falou aos devotos do padroeiro sobre a fidelidade à Palavra de Deus, e citou a luta de São Sebastião para converter o povo de sua época, que vivia à mercê das torturas do Imperador Diocleciano. Falou ainda dos prazeres mundanos que invadiram a sociedade, como drogas e prostituição, que estão entrando precocemente na vida dos adolescentes. Disse que a educação familiar é primordial para combater os males que entram na vida dos jovens e que os pais devem lutar para converter os seus filhos, a exemplo de São Sebastião.
  
Dom Jorge (no centro) e os padres
Marcos Lucena (à esquerda) e
Raimundo (à direita).
No final da celebração, Dom Jorge foi homenageado pelos itaquitinguenses, através de uma mensagem feita pela Ministra da Comunhão Eucarística, Maria do Carmo Neves, que agradeceu ao bispo emérito os anos de dedicação a Paróquia de Itaquitinga.

Presentes na celebração estavam o prefeito do município, Pablo Moraes, o vice-prefeito, Manuel Ramos (Neco dos Correios) e os juízes dos altares, andor e bandeira de São Sebastião, além da comunidade católica itaquitinguense e visitantes das cidades da região e de outros estados do Brasil. 




VÍDEO ABERTURA DA SANTA MISSA SOLENE
DE SÃO SEBASTIÃO


VÍDEO SALMO RESPONSORIAL

VÍDEO HOMILIA DE DOM JORGE TOBIAS DE FREITAS
NA MISSA SOLENE DE SÃO SEBASTIÃO
PARTE I


VÍDEO HOMILIA DE DOM JORGE TOBIAS DE FREITAS
NA MISSA SOLENE DE SÃO SEBASTIÃO
PARTE II



VÍDEO HOMILIA DE DOM JORGE TOBIAS DE FREITAS
NA MISSA SOLENE DE SÃO SEBASTIÃO
PARTE III



VÍDEO HOMILIA DE DOM JORGE TOBIAS DE FREITAS
NA MISSA SOLENE DE SÃO SEBASTIÃO
PARTE IV


VÍDEO BÊNÇÃO FINAL E ENCERRAMENTO
DA MISSA SOLENE DE SÃO SEBASTIÃO


GALERIA COM OS MELHORES MOMENTOS DA
MISSA SOLENE DE SÃO SEBASTIÃO






















  
  


















"Campeão glorioso de Cristo, que na luta soubeste vencer
teu exemplo,  louvado e bem quisto nos ensina por  Deus a sofrer."