"PADRE LIMACEDO" CONCEDE ENTREVISTA AO BLOG DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO.

Após a Celebração da Santa Missa do terceiro dia do novenário de São Sebastião, padroeiro de Itaquitinga-PE, o Padre Limacedo, pároco da cidade de Paudalho-PE, concedeu uma entrevista ao Blog da Festa de São Sebastião de Itaquitinga.
Um detalhe interessante: no início da entrevista fomos interrompidos várias vezes por uma ligação ao celular. Foram três interrupções. Enquanto acertávamos a gravação, alguns fiéis chegaram ao local e fizeram um verdadeiro momento de nostalgia.
Depois de atender parte dos fiéis com muito carinho, o Padre Limacedo concedeu a entrevista. Outros devotos de São Sebastião assistiram à gravação para o Blog da Festa, atentos às belas palavras do padre.



BLOG DA FESTA - Padre, todas vezes que vem a nossa paróquia, o senhor lembra dos velhos tempos que trabalhou por aqui na época do seminário. Como é, hoje, relembrar essa história, celebrando o Centenário da edificação do nosso templo e a nonagésima nona festa do nosso padroeiro?

PADRE LIMACEDO - Bom, em primeiro lugar recordar é viver, como dizia o poeta. Então, pra mim é fazer memória, é me sentir participante desta história. E em segundo lugar é ver os avanços feitos, novas presenças, novas pessoas, novas atividades, novas pastorais. Isso é sinal de que tem uma continuidade, o Reino de Deus não pára, mas ele caminha sempre, não é? E as pessoas estão sempre procurando se renovar, como dizia Dom Élder Câmara: "É preciso se renovar todos os dias para continuar-se o mesmo". Então sem essa coragem, essa qualidade, a gente não consegue ser fiel.

BLOG DA FESTA - Padre, a vocação do missionário foi muito falada na celebração de hoje. Existe uma diferença entre a espiritualidade, a evangelização de hoje e a evangelização de sua época como seminarista?

PADRE LIMACEDO - É preciso falar da questão do método. Hoje o método é muito mais envolvente. É claro que na década de 60 e 70 se falava muito no método da "Ação Católica: ver, julgar e agir". Depois a PJMP tentou acrescentar, celebrar "Avaliar". Isso foi um tema que ficou um pouco esquecido, hoje se retoma. Eu quero crer que a Igreja no Brasil, na América Latina, está retornando as suas origens que era fazer comunidade. Não só comunidades afetivas, mas comunidades territoriais, comunidades também na questão mesmo da situação da realidade de vida. Então, isso ajuda muito e questiona, e nos leva a ser mais coerentes. É mais exigente porque você tem que fazer história com os acontecimentos do dia-a-dia, para procurar, como vocês mesmos cantaram aqui hoje, transformar a vida, que está em risco. Tanto é que, em Paudalho nós estamos trabalhando a partir dos lixões. São umas trinta, quarenta pessoas que estão no lixão, e nós estamos tentando resgatar a vida delas , a dignidade, olhando para aqueles que a sociedade não olha porque eles estão lá atrás, lá onde "fede" mais, estão lá onde jogamos tudo que não presta. Mas aquilo que nós dizemos que não presta, na realidade o lixo não é totalmente lixo. Do lixo se pode tirar treze produtos e dá sobrevivência a muita gente e, se a comunidade der força, aqueles alí não serão desempregados , não irão violentar ninguém, não irão roubar, não irão fazer o que não presta. Então, do modo deles, eles estão procurando viver. Diz a Sagrada Escritura que "Três coisas são importantes para o homem viver: pão, casa e terra". Tem muitas casas que faltam o pão e muita gente não tem casa, e não tem terra para trabalhar. É claro que o mundo mudou, se tornou mais urbano, mas, sem o mundo rural o povo não se alimenta, o pão vem da terra, do dia-a-dia. É importante trabalhar com os últimos para fazer com que toda a comunidade se converta a partir do amor mais radical de Jesus.

Padre Limacedo e sua homilia na terceira noite do novenário, sobre
a vocação e a missão do cristão.

"Diz a Sagrada Escritura que três coisas são importantes
para o homem viver: pão, casa e terra.
Tem muitas casas que faltam o pão e muita gente
não tem casa, e não tem terra para trabalhar".

Padre Limacedo.



BLOG DA FESTA - Padre Limacedo, muito obrigado pela sua participação em nossa 99ª Festa de São Sebastião, pela linda celebração em nosso novenário!
PADRE LIMACEDO - Foram vocês que fizeram. Vocês com a união, alegria, força e fé, com a motivação e a mobilização. Itaquitinga é uma comunidade, graças a Deus! Amém! (risos).

Após a entrevista, o Padre Limacedo foi cumprimentado por outros devotos de São Sebastião, que o aguardava para continuarem as recordações de sua época como seminarista na cidade de Itaquitinga. Foi um reencontro emocionante, onde os fiéis presentes lembraram situações de grande aprendizado ao lado do então Seminarista Limacedo.



Momento de nostalgia: Padre Limacedo e algumas devotas de São Sebastião
recordam grandes momentos de sua época como “seminarista”.






Entrevista: Lamartine Albuquerque.
Fotografias: Mallon Francisco.




Contatos:
Fone: (81) 3643-1182.
E-mail: festadesaosebastiao@pop.com.br

Nenhum comentário: