São Sebastião: 97 Anos de Festa em Itaquitinga-PE.

DEVOÇÃO.

Há 96 anos Itaquitinga, cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco, a 86 km do Recife, celebra a festa do seu padroeiro, São Sebastião. A cada ano uma nova emoção. Como não poderia ser diferente, em 2007 a cidade celebrará a 97ª festa, e durante dez dias cerca de 30 movimentos e pastorais levarão a Boa Nova de Jesus Cristo à comunidade local e aos visitantes que vêm de várias cidades do Estado participar do evento.
O tema deste ano tratará das Santas Missões Populares:
São Sebastião e o Compromisso Missionário.
A comunidade tinha por tradição celebrar a festa de São Sebastião no terceiro fim de semana do mês de janeiro, mesmo que a data (20 de janeiro) não coincidisse. Em dezembro de 2005, o atual pároco, o Padre Elias José da Silva anunciou à comunidade a mudança da festa para o dia 20 de Janeiro, impreterivelmente, mesmo que esta data coincida com um dia comum da semana.
Segundo ele, a festa deve ser celebrada no dia do padroeiro, seguindo o calendário litúrgico.
É uma nova experiência que a Paróquia de São Sebastião de Itaquitinga vivenciará.
Participe da 97ª Festa de São Sebastião.De 11 a 20 de Janeiro de 2007.Venha anunciar e louvar a Jesus conosco!
ALGUNS MOMENTOS MARCANTES DOS 97 ANOS DE FESTA EM ITAQUITINGA-PE.
Nos anos 1980 a comunidade dava continuidade à tradição e à devoção ao Glorioso Mártir São Sebastião.
O povo lotou a principal avenida da cidade, a Avenida Antonio Carlos de Almeida, com o Padre Alfredo, o convidado daquele ano a celebrar com a comunidade, já que, na época, a atual Matriz de São Sebastião tinha apenas o título de Capela de São Sebastião.
A devoção continuava em meados dos anos 1990. A comunidade recebia visitantes de várias cidades da região, da capital pernambucana e até de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Nessa época, mesmo tendo ainda o título de Capela de São Sebastião, a comunidade lutava para receber o título de Paróquia de São Sebastião. Ao lado, a multidão lotava uma das ruas mais antigas da cidade de Itaquitinga, a Rua da União.
A celebração sempre emocionou os fiéis devotos e não-devotos.
Segundo alguns católicos, todas as vezes em que a imagem, ao ser conduzida para fora da Igreja, aparece na porta principal da Matriz e a Banda Musical 5 de Junho, acompanhada do povo, entoa o canto do padroeiro, "existe uma grande emoção a ponto de o coração bater mais forte".
Em 1996, o Padre José Rogério deu continuidade à festa, trazendo um jeito novo de celebrar esta solenidade.
Foi até 2002, todos anos, trazendo convidados ilustres como o Monsenhor Baia, o Padre Pedro Francisco e até o Bispo Dom Jorge Tobias de Freitas, que celebrou duas vezes a missa solene das 10 horas da manhã do dia da festa.
O Padre Ivo celebrou de 2003 a 2005, sempre levando o povo a pensar em Deus e no modelo de vida que São Sebastião tivera.
Uma das celebrações marcantes foi a da 94ª em 2004. O dia da festa foi de chuva e, mesmo assim, os fiéis lotaram a avenida principal para acompanharem a Procissão do Glorioso Mártir São Sebastião. Logo depois, ainda na chuva, o povo participou da celebração da Missa no Pátio da Igreja Matriz.
Em 2006, a 96ª Festa de São Sebastião já tinha a presença do atual pároco, o Padre Elias José, que trouxe dentre outros, convidados especiais como o Padre José Rogério, primeiro pároco de Itaquitinga e atual pároco de Passira, e o Padre João Carlos Ribeiro, que celebrou no penúltimo dia da festa e, logo após a missa, deu um show, literalmente, no Pátio da Igreja Matriz. Uma multidão participou do evento.
No domingo, dia 22, a Missa da tarde foi celebrada antes da procissão, às 16 horas. A procissão com a imagem de São Sebastião foi realizada logo em seguida.
Foi a primeira novidade da festa do padroeiro. Ao lado o andor com a imagem do Glorioso Mártir São Sebastião do ano de 2006.
Em 2007 a experiência é nova! Venha celebrar conosco!

Nenhum comentário: