C O N V I T E

Caríssimos irmãos, celebrar a Festa de São Sebastião é motivo de grande alegria, como também tempo de reacender nossa chama de fé e nos comprometermos com uma Igreja mais missionária. Assim, temos a alegria de convidar V.Sª. e Ilmª. Família para celebrar conosco a 97ª Festa do nosso Excelso Padroeiro São Sebastião. Sua presença será de suma importância.
Pe. Elias José da Silva.
Pároco.

HISTÓRIA DA VIDA E MARTÍRIO DE SÃO SEBASTIÃO.

Padroeiro de Itaquitinga-PE.
Protetor contra peste, fome e guerras.
Data de comemoração: 20 de Janeiro.

São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e desde muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Seguindo o exemplo materno, desde criança São Sebastião sempre se mostrou forte e piedoso na fé.
Atingindo a idade adulta, alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano, que até então ignorava o fato de Sebastião ser um cristão de coração. A figura imponente, a prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este o nomeou comandante de sua guarda pessoal. Nessa destacada posição, Sebastião se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo. Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra, que receberiam a coroa de glória no céu.
Enquanto o imperador empreendia a expulsão de todos os cristãos do seu exército, Sebastião foi denunciado por um soldado. Diocleciano sentiu-se traído, e ficou perplexo ao ouvir do próprio Sebastião que era cristão. Tentou, em vão, fazer com que ele renunciasse ao cristianismo, mas Sebastião com firmeza se defendeu, apresentando os motivos que o animava a seguir a fé cristã, e a socorrer os aflitos e perseguidos.
O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas. Tal ordem foi imediatamente cumprida: num descampado, os soldados despiram-no, o amarraram a um tronco de árvore e atiraram nele uma chuva de flechas. Depois o abandonaram para que sangrasse até a morte.
À noite, Irene, mulher do mártir Castulo, foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, em vez de se esconder, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.
Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma.
Uma piedosa mulher, Santa Luciana, sepultou-o nas catacumbas. Assim aconteceu no ano de 287. Mais tarde, no ano de 680, suas relíquias foram solenemente transportados para uma basílica construída pelo Imperador Constantino, onde se encontram até hoje. Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.
As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o tem como padroeiro, entre elas, o Rio de Janeiro-RJ e Itaquitinga-PE.

CANÇÃO: SALVE MÁRTIR SANTO.

Sofrendo embora esta tortura
De pelas flexas ser cravado
São Sebastião se transfigura
Como de Deus, fiel soldado

Salve Mártir Santo, que sofreste tanto!
Sem verter o pranto dos ateus
Salve, tu, soldado, que no mundo irado
Foste supliciado por amor de Deus.

Que importa o sofrimento
Quando se tem purificado
O coração cada momento
Do feio vício do pecado?

Salve quem sofre resignado
Que grande horrível punição
Para o carrasco desalmado
De sua vítima o perdão.

A todos, sim, tu perdoaste
E porque é bom teu coração
Se hoje não sofre, já sofresteGuia-nos, pois, Sebastião.

CANÇÃO: SÃO SEBASTIÃO.

A composição é do Pe. Joãozinho, scj.

Salve o nosso Santo Padroeiro
Foi soldado e foi guerreiro
Mas lutou só pelo bem.
São Sebastião lutou no exército de Deus também, e não bastou.

Não, não, não, não, não! Um flexa não bastou para calar a sua voz.
São Sebastião! São Sebastião, rogai por todos nós!

Salve o nosso Santo Padroeiro
São Sebastião querido
Mora em nosso coração
Força, fé e amor e a esperança em Cristo Redentor. E não bastou.

Salve o nosso Santo Glorioso
Santo humilde e poderoso
Vence a morte pelo amor
São Sebastião, morrer por Cristo é ser um vencedor. E não bastou.

São Sebastião: 97 Anos de Festa em Itaquitinga-PE.

DEVOÇÃO.

Há 96 anos Itaquitinga, cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco, a 86 km do Recife, celebra a festa do seu padroeiro, São Sebastião. A cada ano uma nova emoção. Como não poderia ser diferente, em 2007 a cidade celebrará a 97ª festa, e durante dez dias cerca de 30 movimentos e pastorais levarão a Boa Nova de Jesus Cristo à comunidade local e aos visitantes que vêm de várias cidades do Estado participar do evento.
O tema deste ano tratará das Santas Missões Populares:
São Sebastião e o Compromisso Missionário.
A comunidade tinha por tradição celebrar a festa de São Sebastião no terceiro fim de semana do mês de janeiro, mesmo que a data (20 de janeiro) não coincidisse. Em dezembro de 2005, o atual pároco, o Padre Elias José da Silva anunciou à comunidade a mudança da festa para o dia 20 de Janeiro, impreterivelmente, mesmo que esta data coincida com um dia comum da semana.
Segundo ele, a festa deve ser celebrada no dia do padroeiro, seguindo o calendário litúrgico.
É uma nova experiência que a Paróquia de São Sebastião de Itaquitinga vivenciará.
Participe da 97ª Festa de São Sebastião.De 11 a 20 de Janeiro de 2007.Venha anunciar e louvar a Jesus conosco!
ALGUNS MOMENTOS MARCANTES DOS 97 ANOS DE FESTA EM ITAQUITINGA-PE.
Nos anos 1980 a comunidade dava continuidade à tradição e à devoção ao Glorioso Mártir São Sebastião.
O povo lotou a principal avenida da cidade, a Avenida Antonio Carlos de Almeida, com o Padre Alfredo, o convidado daquele ano a celebrar com a comunidade, já que, na época, a atual Matriz de São Sebastião tinha apenas o título de Capela de São Sebastião.
A devoção continuava em meados dos anos 1990. A comunidade recebia visitantes de várias cidades da região, da capital pernambucana e até de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Nessa época, mesmo tendo ainda o título de Capela de São Sebastião, a comunidade lutava para receber o título de Paróquia de São Sebastião. Ao lado, a multidão lotava uma das ruas mais antigas da cidade de Itaquitinga, a Rua da União.
A celebração sempre emocionou os fiéis devotos e não-devotos.
Segundo alguns católicos, todas as vezes em que a imagem, ao ser conduzida para fora da Igreja, aparece na porta principal da Matriz e a Banda Musical 5 de Junho, acompanhada do povo, entoa o canto do padroeiro, "existe uma grande emoção a ponto de o coração bater mais forte".
Em 1996, o Padre José Rogério deu continuidade à festa, trazendo um jeito novo de celebrar esta solenidade.
Foi até 2002, todos anos, trazendo convidados ilustres como o Monsenhor Baia, o Padre Pedro Francisco e até o Bispo Dom Jorge Tobias de Freitas, que celebrou duas vezes a missa solene das 10 horas da manhã do dia da festa.
O Padre Ivo celebrou de 2003 a 2005, sempre levando o povo a pensar em Deus e no modelo de vida que São Sebastião tivera.
Uma das celebrações marcantes foi a da 94ª em 2004. O dia da festa foi de chuva e, mesmo assim, os fiéis lotaram a avenida principal para acompanharem a Procissão do Glorioso Mártir São Sebastião. Logo depois, ainda na chuva, o povo participou da celebração da Missa no Pátio da Igreja Matriz.
Em 2006, a 96ª Festa de São Sebastião já tinha a presença do atual pároco, o Padre Elias José, que trouxe dentre outros, convidados especiais como o Padre José Rogério, primeiro pároco de Itaquitinga e atual pároco de Passira, e o Padre João Carlos Ribeiro, que celebrou no penúltimo dia da festa e, logo após a missa, deu um show, literalmente, no Pátio da Igreja Matriz. Uma multidão participou do evento.
No domingo, dia 22, a Missa da tarde foi celebrada antes da procissão, às 16 horas. A procissão com a imagem de São Sebastião foi realizada logo em seguida.
Foi a primeira novidade da festa do padroeiro. Ao lado o andor com a imagem do Glorioso Mártir São Sebastião do ano de 2006.
Em 2007 a experiência é nova! Venha celebrar conosco!

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2007 EM ITAQUITINGA-PE.


Dia 11/01/2007 - QUINTA-FEIRA - ABERTURA
Sub-tema: O Caminho do Missionário.
19:00h - Procissão da Bandeira de São Sebastião saindo da residência do casal Alcides Felipe dos Santos e Maria José de Albuquerque Felipe, à Rua da União, 447 para a Igreja Matriz.
19:30h - Novena.
20:00h - Santa Missa.
Presidente: Pe. José Sebastião - Vigário Paroquial de Timbaúba.
Noiteiros: Apostolado da Oração e Família de Alcides Felipe dos Santos.
Animadores: Coral de São Sebastião.

DIA 12/01/2007 - SEXTA-FEIRA.
Sub-tema: A Mística e a Espiritualidade do Missionário.
19:00h - Novena.
19:30h - Santa Missa.
Presidente: Pe. Ednilzo José da Silva - Pároco de Frei Miguelinho.
Noiteiros: Pastoral dos Enfermos, Pastoral das Exéquias, MECEs, Comunidade de Santa Terezinha e Acólitos.
Animadores: Coral de Santa Terezinha.

DIA 13/01/2007 - SÁBADO.
Sub-tema - O Evangelho do dia.
19:00h - Novena.
19:30h - Santa Missa.
Presidente: Pe. Augusto Figueiroa de Arruda - Vigário Paroquial da Catedral de Nazaré da Mata.
Noiteiros: Apostolado Mãe Amável de Fátima, Pastoral da Liturgia e O.V.S.
Animadores: Coral de São José.

DIA 14/01/2007 - DOMINGO.
Sub-tema - O Evangelho do dia.
19:00h - Novena.
19:30h - Santa Missa.
Presidente: Pe. Vanduy Bione de Araújo - Vigário Paroquial de Limoeiro.
Noiteiros: Pastoral da Vida e Família e Pastoral dos Evangelizadores.
Animadores: Ministério de Música Raízes do Senhor.

DIA 15/01/2007 - SEGUNDA-FEIRA.
Sub-tema - O Testemunho do Missionário.
19:00h - Novena.
19:30h - Santa Missa.
Presidente: Pe. Jair Honório de Lira - Quase Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Carpina.
Noiteiros: Pastoral do Dízimo, Terço dos Homens, Vicentinos e Pastoral dos Atletas.
Animadores: Coral Porta do Céu da cidade de João Alfredo.

DIA 16/01/2007 - TERÇA-FEIRA.
Sub-tema - O Serviço do Missionário.
19:00h - Novena.
19:30h - Santa Missa.
Presidente: Pe. José Jorge de Souza - Vigário Paroquial de Goiana.
Noiteiros: RCC, PASCOM, Comunidades de Chã de Sapé, Chã de Inês Tereza, Carobé de Cima e Carobé de Baixo.
Animadores: Ministério de Música Anjos do Senhor.

DIA 17/01/2007 - QUARTA-FEIRA.
Sub-tema - O Anúncio do Missionário.
19:00h - Novena.
19:30h - Santa Missa.
Presidente: Pe. Joaquim Lino de Castro Neto - Pároco de Aliança.
Noiteiros: Pastoral da Catequese, Pastoral da Criança e Pastoral da Juventude.
Animadores: Ministério de Música da cidade de Tracunhaém.

DIA 18/01/2007 - QUINTA-FEIRA.
Sub-tema - O Diálogo do Missionário.
19:00h - Novena.
19:30h - Santa Missa.
Presidente: Pe. Ailton Correia Maciel da Silva - Pároco de Ferreiros.
Noiteiros: Legião de Maria, Movimento da Mãe Rainha, Comunidades de São Francisco, Chã de Areias e Vila Matary.
Animadores: Coral Porta do Céu da Comunidade de São Francisco.

DIA 19/01/2007 - SEXTA-FEIRA.
Sub-tema - Jesus, o Missionário Perfeito do Pai.
15:00h - Batizados.
19:00h - Novena.
19:30h - Santa Missa.
Presidente: Pe. Josevaldo Firmino Ribeiro da Silva - Pároco de Cumaru.
Noiteiros: Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e Apostolado de São José.
Animadores: Ministério Tom Maio - Lamartine Albuquerque.

DIA 20/01/2007 - SÁBADO - DIA DA FESTA.
05:00h - Repique do Sino.
05:15h - Alvorada festiva.
06:00h - Ladainha de São Sebastião.
07:00h - Batizados.
10:00h - Santa Missa Solene.

Presidente: Monsenhor Orlando do Nascimento Silva - Pároco de Timbaúba.
Animadores: Coral de São Sebastião.
12:00h - Salva de tiros.
16:30h - Santa Missa e em seguida, a Procissão com a imagem de São Sebastião, saindo da Igreja Matriz e percorrendo as principais ruas da cidade, encerrando com a Bênção do Santíssimo Sacramento em frente à Igreja Matriz.
Presidente: Pe. Sérgio Santana de Souza - Vigário Paroquial da Catedral.
Animadores: Ministérios de Música Raízes do Senhor e Anjos do Senhor.

DIA 21/01/2007 - DOMINGO.
09:00h - Ladainha de São Sebastião.
19:30h - Santa Missa com o retorno da imagem ao altar.
Presidente: Pe. Elias José da Silva.
Animadores: Coral de São Sebastião.

Mensagem do Padre Elias, o Pároco.

Neste ano de 2007, a nossa Diocese de Nazaré da Mata está dando início a uma grande experiência missionário, seguindo o exemplo do Padre Luiz Mosconi: as Santas Missões Populares.
Pedimos a intercessão de São Sebastião, que nunca falte aquele ardor missionário que envolveu os grandes santos ao longo da história da Igreja. Logo, o espírito missionário envolva nossa Paróquia para assim viver aquilo que os primeiros cristãos viviam: o amor, a comunhão fraterna e a partilha dos bens materiais e espirituais.
Pois bem, esses valores nos fazem comprometidos com a causa do Evangelho, como também, a nossa Vocação Batismal será vivida em sua plenitude e a Paróquia mais Missionária. Escute o chamado do Senhor: "Vem e segue-me!"

Canção: Glorioso Mártir.

Glorioso Mártir São Sebastião
Dai a teus devotos firme proteção.
Por nós intercede junto ao bom Senhor
Que salve o seu povo em qualquer horror.
Da peste, o flagelo, a fome e a guerra
Por tua bondade, afastai da terra.
Que assim preservados possamos viver
Pra seu santo nome sempre bendizer.

Canção: Campeão Glorioso.

Campeão Glorioso de Cristo que na luta soubeste vencer
Teu exemplo louvado e bem quisto nos ensina por Deus a sofrer
Sob a tua fecunda bandeira os que têm fé robusta e amor
Lutarão sem temor, sem canseira, dando a Deus, honra, glória e louvor

São Sebastião com o teu valor nunca igual foi visto, nem tão grande amor.
Deus escuta atento sempre a tua voz. Da peste, o tormento, afastai de nós.
Lealdade, civismo e nobreza abrigaste no teu coração
Eras pomba perante a fraqueza ante o forte tu eras leão
A pureza, a doçura, a bondade do teu peito não tinha rival
Afrontavas a luta, a verdade, mas fugias da sombra do mal
Se defendes da fome, da guerra nossos corpos que a dor vem ferir
De nossa alma pra longe desterras o pecado que a vem denegrir
Doce amigo nos livra e preserva de jamais ofender o Senhor
Nossas almas bem pura conservas lhes alcance mais fé, mais amor
Para o céu bem feliz conquistastes para um duplo martírio conduz
Todos nós que na terra deixastes a sofrer, a lutar por Jesus
E pra sempre felizes seremos por ter sido fiéis filhos seus
E contigo sem fim cantaremos os louvores e a glória de Deus.
Há 96 anos Itaquitinga, cidade da Zona da Mata Norte de Pernambuco, a 86 km do Recife, celebra a festa do seu padroeiro, São Sebastião. A cada ano uma nova emoção. E como não poderia ser diferente, em 2007 a cidade celebrará a 97ª festa, e durante dez dias cerca de 30 movimentos e pastorais levarão a Boa Nova de Jesus Cristo à comunidade local e aos visitantes que vêm de várias cidades do Estado participar do evento.
O tema deste ano tratará das Santas Missões Populares - São Sebastião e o Compromisso Missionário.
A comunidade tinha por tradição celebrar a festa de São Sebastião no terceiro fim de semana do mês de janeiro, mesmo que a data não coincidisse. Pela primeira vez em 97 anos de festa, o evento será realizado no dia do padroeiro, 20 de janeiro.
Participe da 97ª Festa de São Sebastião.
De 11 a 20 de Janeiro de 2007.
Venha anunciar e louvar a Jesus conosco!