PROCISSÃO COM A IMAGEM DE SÃO SEBASTIÃO

Texto e fotos: Lamartine Albuquerque.


Em 2020, o dia da festa do padroeiro São Sebastião, em Itaquitinga-PE, foi o domingo, 19 de janeiro. A procissão com a imagem do padroeiro teve início no finalzinho da tarde e percorreu as principais ruas do município com uma multidão. Gente que veio das diversas cidades da região, de outros estados e, claro, dos devotos de São Sebastião da cidade.

Durante sua homilia da missa que aconteceu em seguida, no palco montado no pátio da Igreja Matriz, o presidente da celebração, o Padre Diego, pároco do Sagrado Coração de Jesus - Carpina-PE, falou sobre a importância de todo católico defender sua fé e lembrar que, levar uma imagem do padroeiro num andor é um motivo de olhar para o exemplo de um mártir que teve fé em Jesus Cristo, e assim, também ter mais fé em Deus.

No ofertório, representantes de pastorais e movimentos da Igreja homenagearam a paróquia, que este ano está completando 20 anos de sua criação. Houve ainda homenagem ao pároco, Pe. José Roberto Pimentel, concelebrante da missa de encerramento da festa, que há cinco anos vem guiando os católicos itaquitinguenses.

No final houve a tradicional queima de fogos e o retorno da imagem ao interior da Igreja Matriz. A celebração foi cantada pelo Grupo Raízes do Senhor e por Lamartine Albuquerque, que lançou o CD Celebrar a Fé, antes da procissão, no palco da celebração, cantando algumas faixas do disco que já está nas principais plataformas digitais.


Início da procissão de São Sebastião e o Pe. Diego
falando ao povo de Deus.

O povo de Deus, os padres José Roberto e Diego, o
seminarista Jailton, e o andor do padroeiro em 2020.

O povo de Deus, ouvindo a homilia do Pe. Diego e
abaixo, os padres José Roberto e Diego, e o
seminarista Jailton.

O povo de Deus, momento da consagração do
pão e do vinho, Lamartine Albuquerque e o
Grupo Raízes do Senhor, e o andor do
padroeiro em 2020.
Lamartine Albuquerque no "pocket show"
de lançamento de seu CD Celebrar a Fé, que
também está nas principais plataformas digitais.



Não, não, não, não, não!
Uma fecha não bastou pra calar a sua voz.
São Sebastião! São Sebastião, rogai por todos nós!



A VOLTA DOS FESTEJOS PROFANOS

Texto, fotos e vídeos: Lamartine Albuquerque.



Depois de três anos sem festa profana, 2020 foi o ano em que a Prefeitura de Itaquitinga tentou fazer um resgate dos festejos profanos no fim de semana de encerramento dos festejos do padroeiro São Sebastião.

Grandes atrações se apresentaram na cidade, dentre elas as bandas Capital do Sol, Aquarius e Mel com Terra, além das famosas Amigas do Brega, Eduarda Alves e a Musa Priscila Senna. Pela segunda vez em Itaquitinga, o Grupo Karametade apresentou seus grandes sucessos com o cantor Vavá.


Trecho do show das "Amigas do Brega".

"Priscila Senna" encantou o público.








MISSA SOLENE 2020

Texto: Lamartine Albuquerque.
Fotos: Maria do Carmo Neves.



O dia da festa do padroeiro chegou e logo pela manhã já tinha convidados chegando para participar da Missa Solene e procissão com o andor do padroeiro, São Sebastião.

A tradicional Missa Solene das 10 horas da manhã foi presidida pelo Pe. Paulo Corrêa, de Mocós, Timbaúba-PE, e concelebrada pelo pároco de Itaquitinga, o Pe. José Roberto Pimentel. 

Em sua homilia, o Pe. Paulo mencionou o momento a importância de ter fé em Deus, através do exemplo guerreiro de São Sebastião, que mesmo perseguido, não negou o nome de Jesus Cristo.

No final da celebração aconteceu a homenagem à Professora Rosiméri César, membra do Apostolado da Oração, que junto a outros nomes marcantes, atuantes e já falecidos, batalharam para que a então Capela de São Sebastião se tornasse Paróquia de São Sebastião de Itaquitinga.

O pároco citou ainda o Pe. José Rogério Quirino, primeiro pároco de Itaquitinga, que não pôde estar presente na festa de 2020, mas que estava sendo bem representado pela Professora Rosiméri César.

Em um discurso curto, Rosiméri César agradeceu a homenagem e citou nomes como Eulina Borba, Severina Carneiro e Edelwira Trindade, mulheres de destaque na comunidade católica e que, junto com ela, lutaram pela criação da Paróquia de São Sebastião nas ida e vindas a casa do então Bispo Dom Jorge Tobias de Freitas. Citou ainda o ex-prefeito José Vidal de Moraes (in memoriam), que deu um grande suporte no período da criação da paróquia de São Sebastião.

O presidente da celebração, o Pe. Paulo Corrêa, citou, no final, a importância dos católicos itaquitinguenses serem dizimistas fieis, para que a paróquia de São Sebastião não voltasse à categoria de capela. E foi aplaudido pelos devotos do padroeiro.

Rosiméri César foi homenageada
na Missa Solene 2020.


ALGUMAS IMAGENS 
DA MISSA SOLENE 2020:







Salve o nosso santo padroeiro! 
Foi soldado e foi guerreiro, mas lutou só pelo bem.
São Sebastião lutou no exército de Deus também.



CLIQUES DO NOVENÁRIO 2020

Por: Lamartine Albuquerque.











Campeão glorioso de Cristo, que na luta soubeste vencer.
Teu exemplo louvado e bem quisto, nos ensina por Deus a sofrer.
Sob a tua fecunda bandeira, os que têm fé robusta e amor
Lutarão sem temor, sem canseira, dando a Deus honra, glória e louvor.




110ª Festa de São Sebastião - 20 Anos da Paróquia de Itaquitinga-PE

Texto e fotos: Lamartine Albuquerque.



O ano de 2020 é especial para os paroquianos de Itaquitinga. Os devotos de São Sebastião estão celebrando 110 anos da festa do mártir e 20 anos da paróquia, criada no ano 2000 pelo então Bispo Diocesano, Dom Jorge Tobias de Freitas.

Na programação da festa do padroeiro de Itaquitinga, em 2020, grandes convidados passarão pela cidade, dentre eles os padres que já foram párocos: Ivo e Elias José, e José Rogério Quirino, o primeiro pároco de Itaquitinga.

E para comemorar os 20 anos, além das celebrações do novenário e da presença de vários cantores da cidade, uma exposição foi idealizada pela Professora Valderaci Gomes, catequista atuante na paróquia com diversos trabalhos e devota do padroeiro.

Exposição 110 Anos da Festa de
São Sebastião.
A exposição resgata um pouco da história da comunidade com uma mostra dos andores antigos, fotos dos párocos e das pessoas atuantes da comunidade que já faleceram. A exposição terminará no dia 20 de janeiro de 2020, quando acontecerá a tradicional missa do retorno da imagem do padroeiro, São Sebastião, ao altar principal da Igreja Matriz.

Diversas fotos estão expostas durante o novenário.

Valderaci Gomes (Valda),
idealizadora da exposição.



São Sebastião, rogai por todos nós!






FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2019 - A 109ª

Texto e fotos: Lamartine Albuquerque.


É, de fato, uma expressão de fé há 109 anos. Ao longo do tempo, cada geração itaquitinguense transmitiu para a outra, a fé em Deus e a devoção ao padroeiro São Sebastião. Embora não haja festejos profanos todos os anos, o povo de Itaquitinga e os visitantes de várias partes da região e, até mesmo de outros estados, sabem o quanto é importante participar da festa do mártir, que é um dos exemplos de fé em Deus.

Durante nove noites, diversos cantores participaram das celebrações. No dia da festa, a participação especial do Bispo Emérito da Diocese de Nazaré da Mata, Dom Severino Batista. A missa foi cantada pelo Grupo  Raízes do Senhor e por Lamartine Albuquerque.






"Glorioso mártir, São Sebastião, 
dai a teus devotos firme proteção!"