PADRE MARCOS LUCENA REÚNE COMERCIANTES ITAQUITINGUENSES



A Paróquia de São Sebastião de Itaquitinga já se prepara para a 101ª festa de seu padroeiro. A primeira ação do Padre Marcos foi reunir os comerciantes da cidade para uma conversa sobre a participação destes no evento religioso.  

Na reunião, que aconteceu no Clube Municipal, os comerciantes prometeram participar com um bingo em prol da festa de São Sebastião, onde cada um fará a doação dos prêmios.

Segundo o Padre Marcos Lucena, a festa do padroeiro de Itaquitinga, em 2011, terá apresentações culturais após cada celebração durante o novenário. E a grande novidade é a volta da festa para o terceiro fim de semana de janeiro, como acontecia tradicionalmente. 

Em 2006, o então pároco, o Padre Elias José, mudou as comemorações para o dia do padroeiro, 20 de janeiro. Agora com a volta para o terceiro fim de semana, os fiéis comemoraram felizes por reviverem a tradição.

 A 101ª Festa de São Sebastião de Itaquitinga acontecerá de 14 a 23 de janeiro de 2011.


SOLENIDADE DE REINAUGURAÇÃO DA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO EM ITAQUITINGA

Matéria: Lamartine Albuquerque.
Fotos: Lamartine Albuquerque, Mallon Francisco
Maria do Carmo Neves e Antonio Egídio.


O domingo, 07 de novembro, foi marcado por grande expectativa e emoção. Os católicos e devotos do padroeiro São Sebastião participaram da solenidade de reinauguração da Igreja Matriz numa noite de fé e agradecimento a Deus.

Pela manhã houve adoração ao Santíssimo Sacramento. À noite, o Bispo Dom Frei Severino Batista esteve em Itaquitinga e presidiu a Missa Solene que contou com a presença dos paroquianos de autoridades locais. Os padres Marcos Lucena, pároco, e Artur, da cidade de Goiana, concelebraram a missa que teve a duração aproximada de duas horas.

O Pe. Marcos Lucena abriu a celebração homenageando todas as pessoas que contribuíram na Igreja Matriz de São Sebastião. “Cada concreto foi de responsabilidade da comunidade e de todos aqueles que também nos apoiaram lá fora”, disse o padre, referindo-se aos amigos da cidade de Orobó, Nazaré da Mata e região, que estiveram presentes também naquela celebração.

Na homilia, Dom Severino Batista (foto) falou sobre a importância da Palavra de Deus como alimento na vida de todo católico. Referindo-se à Solenidade de Todos os Santos, celebrada naquele dia pela Igreja, o bispo falou sobre a violência que cresce de forma exacerbada na sociedade moderna, criticou a corrupção no país e a exploração da imagem dos menos favorecidos, usada pelos políticos corruptos. “Santos não são aqueles que estão no altar, mas são os injustiçados: as mães, os cortadores de cana, os agricultores, enfim, os tementes a Deus”, disse Dom Severino, que também criticou a instalação do Centro de Ressocialização no município: “Somos filhos de Deus, e a cidade de Itaquitinga não precisa de cadeias”.

No final da celebração Josélia, representante da cidade de Orobó, homenageou o Padre Marcos e a comunidade católica de Itaquitinga pela reforma da Matriz de São Sebastião. José Gutierry, representante local também prestou homenagem à comunidade e agradeceu ao Padre Marcos pelo incentivo e trabalho prestado na paróquia. O prefeito do município, Geovani Oliveira, também foi ao púlpito para prestar sua homenagem ao Administrador Paroquial pelo incentivo à comunidade, e lembrou ainda as contribuições dos párocos anteriores.

No final da celebração, o Padre Marcos Lucena homenageou alguns amigos, a quem ele chamou de “Sócios beneméritos”, entregando-lhes uma réplica contendo um texto de agradecimento e a imagem da Igreja Matriz. À comunidade, uma simples frase resumiu o seu carinho pelos paroquianos: “Cada um de vocês mora no meu coração”. Os paroquianos aplaudiram-no e em seguida, Dom Severino abençoou a comunidade.

Para encerrar as homenagens, a comunidade católica assistiu ao documentário sobre a restauração da Matriz de São Sebastião, exibido num telão que foi montado de fronte à Igreja.


DOM SEVERINO BATISTA E O PADRE MARCOS LUCENA
SÃO HOMENAGEADOS NA CÂMARA DE VEREADORES
DE ITAQUITINGA


Antes da Missa Solene de reinauguração da Igreja Matriz de São Sebastião, o Bispo Dom Severino Batista e o Padre Marcos Lucena participaram da sessão solene na Câmara de Vereadores da cidade para receberem o Título de Cidadão Itaquitinguense, outorgado pelos Vereadores George Gonçalves e Roque João dos Santos.

Na solenidade, os autores do projeto fizeram a leitura do histórico dos homenageados e falaram da importância daquele momento para a comunidade.

Durante a leitura do Curriculum Vitae do Padre Marcos Lucena, o Vereador Roque João dos Santos mencionou o espírito empreendedor do homenageado e o carinho que sente pelo Administrador paroquial de Itaquitinga: “O Padre Marcos demonstrou ser um pastor amigo, próximo e carinhoso, buscando uma maior integração com a Igreja com o seu povo. Por isso, na qualidade de representante do povo, que sou, retribui-lhe com o Título de Cidadão Itaquitinguense por esse grande gesto que fez ao povo de Itaquitinga".

Em entrevista ao Jornal O Rosário, o Vereador George Gonçalves mencionou os relevantes trabalhos de evangelização de Dom Severino Batista como Bispo de Santarém, no Pará, em suas viagens evangelizadoras pela Amazônia, pelo Nordeste como Frade capuchinho, e particularmente pela Diocese de Nazaré da Mata: “Entregar um título como este a Dom Severino é de grande importância pelo conjunto de evangelização em favor do povo de Deus e, sobretudo em favor dos paroquianos de São Sebastião de Itaquitinga. Estou extremamente realizado como parlamentar por esta concessão e sei que muitos títulos ele ainda receberá pela diocese”.

No final da solenidade, que teve a duração de uma hora e meia, os homenageados proferiram o seu discurso de agradecimento e foram aplaudidos pela comunidade e amigos presentes na Câmara de Vereadores de Itaquitinga.




GALERIA DE IMAGENS DA NOITE DA SOLENIDADE DE
REINAUGURAÇÃO DA IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO:





























 













Momento de adoração
ao Santíssimo Sacramento
na manhã do dia 07/11:



















Entrega do Título de Cidadão
Itaquitinguense na Câmara de Vereadores: